Foto: WWF

Semana do Meio Ambiente – Canal das Taxas

Esta semana vamos fazer 3 artigos sobre o Meio Ambiente, claro que abordando principalmente o que acontece no Recreio dos Bandeirantes e adjacências. Estes artigos serão divulgados ao longo da semana, pois no dia 5 de junho se comemora o Dia Nacional do Meio Ambiente. O primeiro da série é o nosso Canal das Taxas.

O Canal sofre constantemente com o esgoto jogado pela CEDAE, um crime ambiental na qual a Comissão de Direito Ambiental da OAB Barra pôde constatar e ajudar aos moradores que compõem o Grupo do Recreio dos Bandeirantes neste  Movimento de Despoluição do Canal das Taxas. Um dos prejuízos ambientais desse lançamento de esgoto é o aumento das gigogas que se proliferam e servem de abrigos para mosquitos, inclusive o da dengue.

Estação da CEDAE, na Av. Gilka Machado, está despejando o esgoto do Recreio diretamente no Canal.
Estação da CEDAE, na Av. Gilka Machado, está despejando o esgoto do Recreio diretamente no Canal. Foto: Movimento de Despoluição do Canal das Taxas.

No dia 13 de abril deste ano, os moradores do Recreio dos Bandeirantes deram um show de civilidade e de apoio ao movimento ao comparecerem no “Ato Simbólico – Abrace o Canal das Taxas” organizado pelo Grupo do Recreio dos Bandeirantes do Facebook.

Este evento contou com o apoio de aproximadamente mil moradores e ainda com a presença do Biólogo Mário Moscatelli, que foi um dos esclarecedores de como anda a situação do Meio Ambiente, não só do Canal das Taxas, mas de todo o complexo lagunar do Rio de Janeiro. Apesar de ser um movimento apolítico, o evento teve a participação de autoridades como o Deputado Federal Otávio Leite, o Vereador Carlo Caiado e o Comandante do 31º BPM Ten. Coronel Peixoto.

Os artistas locais também prestigiaram o evento como Kadu Moliterno, Eri Johnson, Solange Couto, Marcelo Dourado, entre muitos outros que ajudaram tirando fotos com o banner da causa.

A preocupação de todos é grande, mas infelizmente o contingente de pessoas pressionando os governantes ainda é pequeno. Precisamos de mais pessoas envolvidas, de mais união e participação popular.

Os frutos deste primeiro passo começaram a serem colhidos. Com o movimento pelo menos o Grupo do Recreio dos Bandeirantes conseguiu chamar a atenção das autoridades que compareceram ao evento e já se manifestaram. Um dos objetivos do movimento era pressionar o Ministério Público a dar continuidade ao Inquérito Civil MA5322 que estava parado e foi promovido pelo então Vereador Carlo Caiado.

O Grupo luta ainda pela inclusão do Canal das Taxas no plano de despoluição para as Olimpíadas de 2016.

Vamos acompanhar o desfecho desta história. Enquanto isso, os moradores continuam se movimentando para que esse Ato Simbólico seja sempre lembrado como um ícone de luta pela natureza.

 

Cadastre-se agora e fique por dentro do que rola no Recreio e adjacências!

CADASTRE-SE AGORA!

CADASTRE-SE AGORA!

Nome Completo:

E-mail:

Celular:
-

Qual bairro em que você mora?

Se respondeu outros na pergunta acima, especifique.

REGRAS

1 - O Blog do Recreio só enviará boletins informativos e promoções.
2 - O WhatsApp do Blog do Recreio não é um grupo de discussão.
3 - O cadastrado que enviar ao Blog do Recreio conteúdo considerado impróprio será excluído da lista.
4 - Você pode contribuir enviando notícias, denúncias no bairro e fotos.
5 - É obrigatório o cadastro para receber os boletins informativos.
6 - Não serão incluídas pessoas sem o devido cadastro.
7 - Para sair da lista do WhatsApp, basta comunicar pelo formulário no "Fale Conosco" e selecionar "Sair do WhatsApp". Lembramos que o cadastro será excluído e que para reativar o recebimento das mensagens será necessário um novo cadastro.
8 - Ao enviar o formulário você concorda com todas essas informações.

Aceito os termos acima.

Digite os dados no campo abaixo:
captcha

Veja também

Recreio Shopping comemora Semana das Crianças com atrações especiais

Para divertir a criançada carioca que emendará o feriado de 12 de outubro, o Recreio …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*