Guardas municipais usarão novo uniforme para patrulhar praias a partir deste sábado, dia 5

Guardas municipais do Grupamento Especial de Praia (GEP) usarão novo uniforme, nas cores azul e preta, a partir deste sábado, dia 5, para o patrulhamento da orla das zonas sul e oeste da cidade. A mudança foi realizada para dar mais visibilidade aos guardas que atuam na areia, facilitando a localização por banhistas. Com camiseta azul clara, bermuda preta e chapéu do tipo australiano também de cor preta,  o uniforme substituirá o antigo modelo nas cores bege e branco.

Além dos benefícios para a rotina operacional do GEP, o novo uniforme também levou em consideração o conforto e o bem-estar do efetivo, que atua diariamente nas praias do Leme ao Pontal. Foram escolhidos tecidos leves, que facilitam a transpiração e foi mantido o chapéu no formato australiano, que dá maior proteção contra os raios solares.

– Percebemos a necessidade de mudar no dia a dia do serviço operacional. O uniforme antigo era muito claro e não se destacava na areia. Agora eles terão maior visibilidade com a camisa azul clara.  O novo modelo será bom para os guardas e também para a população, que poderá ver as equipes com mais facilidade, principalmente no verão quando as praias estão lotadas – destacou a inspetora geral Tatiana Mendes, comandante da Guarda Municipal.

O GEP atua exclusivamente na faixa de areia de forma estratégica e especializada, tendo como foco a orientação de banhistas sobre as posturas municipais (como a proibição de cães na areia e de práticas esportivas em horário irregular) e a coibição de pequenos delitos, como roubos e furtos.  A equipe também presta auxílio aos banhistas em casos de crianças perdidas, que costumam ser enviadas para as tendas operacionais. As tendas também passaram por reformulação no verão passado e já possuem a cor azul ampliando a visibilidade na areia.

Operação Verão – A Guarda Municipal registrou 5.045 ocorrências  (entre elas, 243 prisões em flagrante) que envolveram guardas do GEP nas ações de patrulhamento nas praias durante a Operação Verão 2016/2017. A operação foi marcada no início do ano pela implantação do Plano de Prevenção contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias da Cidade, criado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). O plano resultou na integração da GM-Rio com a Polícia Militar, utilizando rádios de comunicação na mesma frequência, na instalação de base avançada na Pedra do Arpoador, em Ipanema, além do projeto de videopatrulhamento, com guardas monitorando a orla 24 horas, por meio de câmeras da prefeitura.

Do total de registros, 3.283 foram relacionados ao Código de Posturas Municipal (1.437 de orientações sobre a proibição de cães na areia e 634 de prática esportiva, como frescobol e altinho), 704 foram de auxílio ao público, 416 envolveram o comércio ambulante nas praias, 276 registros de crianças perdidas e devolvidas aos pais, 230 sobre outras ações e 136 crimes em que os guardas atuaram com prisões na orla. O quantitativo de prisões que a GM-Rio efetuou foi 68% maior do que no verão passado, quando 81 ocorrências foram registradas nas delegacias. Nesse período, 563 crianças e adolescentes foram apreendidos em situações diversas, como em flagrante delito e em situação de vulnerabilidade, sendo encaminhados para delegacias, conselhos tutelares e abrigos com o apoio de assistentes sociais da prefeitura.

Crédito das fotos: Léo Araújo.

Cadastre-se agora e fique por dentro do que rola no Recreio e adjacências!

CADASTRE-SE AGORA!

CADASTRE-SE AGORA!

Nome Completo:

E-mail:

Celular:
-

Qual bairro em que você mora?

Se respondeu outros na pergunta acima, especifique.

REGRAS

1 - O Blog do Recreio só enviará boletins informativos e promoções.
2 - O WhatsApp do Blog do Recreio não é um grupo de discussão.
3 - O cadastrado que enviar ao Blog do Recreio conteúdo considerado impróprio será excluído da lista.
4 - Você pode contribuir enviando notícias, denúncias no bairro e fotos.
5 - É obrigatório o cadastro para receber os boletins informativos.
6 - Não serão incluídas pessoas sem o devido cadastro.
7 - Para sair da lista do WhatsApp, basta comunicar pelo formulário no "Fale Conosco" e selecionar "Sair do WhatsApp". Lembramos que o cadastro será excluído e que para reativar o recebimento das mensagens será necessário um novo cadastro.
8 - Ao enviar o formulário você concorda com todas essas informações.

Aceito os termos acima.

Digite os dados no campo abaixo:
captcha

Veja também

Recreio Shopping comemora Semana das Crianças com atrações especiais

Para divertir a criançada carioca que emendará o feriado de 12 de outubro, o Recreio …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*